Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Três irmãs

Três irmãs

Não tenho irmãos. Sou filha única de uma família portuguesa, por ter sido a primeira neta e a primeira sobrinha, fui durante algum tempo (muito pouco) a bonequinha de uma família.
Minha mãe, Olinda, a mais velha dos cinco irmãos, baixinha e como todo baixinho, o que falta em estatura, sobra em autoridade, e, em sendo assim, sempre centralizou e manteve unida o que para ela era o laço mais importante da vida: a família.
Os dois irmãos partiram primeiro, deixaram seus filhos. As irmãs permaneceram unidas. Passaram de casadas à viúvas e, a medida que seus companheiros partiam, mais unidas ficavam. Desde de 1994, quando o primeiro marido partiu, instituiu-se, aqui em casa sob o comando da baixinha, um almoço domingueiro, seguido de um carteado recheado de discussões, risos, carinho e respeito. Quase uma tradição das Rodrigues.
Em 2002, cometi a asneira de infartar, operar e ter terminado uma relação de 21 anos ( o companheiro fez o favor de apaixonar por uma fã, foi bom o prazo de validade da relação já havia vencido). Foi bom, meu pai partiu em 1999 e minha mãe estava sozinha. Voltei ao lar materno. Aliás colo de mãe, mesmo entre trancos e barrancos, é muito bom. E depois de um tempo, os filhos tornam-se pais dos pais.
Em 2005, minha mãe partiu. Perda de mãe é perder a raiz. Sem irmãos/ãs, sobrinhos/as, vi-me só e dona do meu tempo, ninguém para discutir,
Todavia, minhas tias mantiveram a tradição do almoço domingueiro, agora sob o meu comando.Foi um outro renascer. O afeto e o respeito continuaram com as minhas tias que além de me darem suporte, transferiam para meus filhos o carinho e a consideração de avós.
Em 2017, 20 de janeiro e 16 de fevereiro, minha tias/mães partiram.
Só agradeço a oportunidade de ter sido filha e sobrinha de mulheres fortes.
Todas tiveram uma vida plena.  Espero que o carteado e o riso farto de minha mãe continue em outro espaço. Para as três o meu carino, amor e respeito. Sigam em PAZ.

Nenhum comentário: