Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Senado serve para quê?



Há um restaurante na Tijuca chamado por nós de Poeirão. Está mais para boteco que para restaurante. O boteco tem um nome até bonito. Poeirão é só para nós, os íntimos da família.


Dono e garçom (o único) não sabem desse apelido carinhoso e que o define tão bem.


É um lugar de comida boa e barata, a poeira dá um tempero no jeito. Frequentado, quase sempre, pelas mesmas pessoas.


Estávamos lá eu e meus amigos Beto Fraga e Célia Conversa vai – conversa vem, Brasília, Sarney pra cá, Sarney pra lá. De repente, Beto pergunta: Para que serve o Senado?


Daí partimos para as análises conjectureais-filosóficas-baristas.


São três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Depois de algumas cervejas, concluímos que o legislativo tem dois órgãos:


1º- a Câmara dos Deputados;


2º - o Senado.


O Executivo envia projetos-lei para a Assembléia Legislativa para serem analisados e ou modificados pelos nossos representantes-deputados. Há também os projetos-lei elaborados pelos deputados na Câmara.


Depois de ampla discussão travada entre os nossos deputados federais, esses projetos-lei vão para o Senado.


No Senado, são novamente analisados e discutidos. Se não são aprovados, voltam para o 1º legislativo ( a câmara). Novamente outra avaliação e as possíveis modificações e/ou negociações são realizadas pela assembléia Após esse vai-e-vem e vem-e-vai, são re-enviados para o Senado -2º órgão, também, legislativo- que os rediscute. Depois de longa e ampla (re)discussão nesta segunda casa, também legislativa reitero. Nesse processo, devemos observar o tempo gasto nos dois órgãos do legislativo. Quando a aprovação finalmente acontece, há o envio para o Executivo que faz o que lhe compete – executa. (?) Ou não acontece nada.


Pareceu-nos aquela brincadeira do ioiô ou jogo de ping-pong. Enquanto jogam de lá para cá, de cá pra lá, nós, contribuintes, estamos pagando salários, moradia, transporte e outras tretas. Tetas também.


Li no blog Bar do Ferreirinha a seguinte sugestão: o Senado deveria ser transformado num puteiro. Pensamos o puteiro é uma casa de trabalho árduo. O prazer é de quem que paga. O dever é de quem recebe.


Nos cargos públicos ocupados pelos nossos eleitos, quem paga ( nós- os contribuintes) não temos prazer e quem recebe (eles - os eleitos) não têm dever. Concluímos que o puteiro é mais sério que o Senado, haja vista os bate-bocas a que temos assistidos na TV.


Chegamos até a ter pena do Sarney. Sabemos que está pra lá de na hora dele ser defenestrado de qualquer cargo pago pelo nosso dinheiro.


Após, mais cervejas, optamos pela a completa defenestração da maioria dos nossos legisladores-senadores.


A pergunta do Beto permanece: pra que serve o Senado? Como não sabemos para que serve, deixamos a pergunta no ar. Apesar do desconhecimento, concluímos que fechar o Senado não implica comprometimento algum ao processo democrático. Aquilo (o Senado), na nossa opinião, não precisa existir. Basta a Câmara dos Deputados, a não ser que alguém consiga nos convencer da finalidade séria do Senado. Representação dos Estados da Federação não nos convence.



Nenhum comentário: