Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Os homens







Todos os homens, todos os beijos, todas as formas do amar, do falar, do calar,


do escutar sem ouvir.


Teus pêlos na cara, teus pêlos nas orelhas, teus pêlos no nariz, tua garganta, teus pomos de adão.


Teus cheiros, teu suor acre, tua colônia.


Teus olhos com um quê de sedução, de carinho, de carência. Teus olhos que inquirem, teus olhos que desnudam, teus olhos que dizem, mas jamais se comprometem.


Tuas ex-mulheres, tuas mulheres, a tua mulher.


Tua voz ora suave num olá, ora num descuidado oi, ora melancólica, ora seca num tá certo apressado.


Teus ternos, tuas camisas, tuas roupas jogadas em cadeiras, tua toalha molhada e largada pelos cantos do amor, pelos cantos do silêncio.


Tua pressa em chegar, tua pressa em sair, teus cenhos vincados, tua preocupação com o sem solução.


Todos os homens foram enganados, todos enganam, todos se enganam. Todos têm medo.


Conheci alguns. Amei o primeiro. Amo o último. Entre o primeiro e o último, alguns passaram. Não os recordo. Foram olhares rasos, carícias mecânicas, toques sem emoção, idéias sem cumplicidade.


Nunca aprendi a cozinhar. Nunca aprendi a calar, a obedecer, a fingir.


Estava ocupada em amá-los, ocupada em ser eu mesma e amá-los.


Aprendi a ser homem e ser mulher para seduzir, para amar e ser amada, para respeitar e ser respeitada.


Alguns me deram ordens, outros me deram afeto. Alguns eram bons no sexo, porém não eram bons nos pequenos detalhes do cotidiano. Outros eram bons nos pequenos detalhes do cotidiano, porém não eram bons no sexo.


Entre esses poréns, aprendemos nossos limites. Aprendemos o medo, a carência, o carinho mutante. Este aprendizado me sustentou e me sustenta na existência.


Homem, tu me alimentas na matéria, na razão e na emoção.

6 comentários:

Moacy Cirne disse...

Oi,
cheguei aqui a partir do Rio Movediço e, numa leitura (ainda) rápida gostei de sua escrita e de algumas postagens, embora sejam poucas, até o momento (afinal, o seu blogue é bastante novo, né?). Concordei, inclusive, com o pequeno texto sobre Lula: a minha opinião a respeito é praticamente a mesma.

Um abraço.

líria porto disse...

esse texto, janda, é teu? está muito bom!
besos

Jandira disse...

Oi Lila, é meu sim. Obrigada.

Jandira disse...

Olá Moacy, seja bem-vindo.E obrigada por tirar uns minutos da sua existência para ler-me.

LUCIENE BARBOSA SOARES disse...

Oi,janda! esta lindo seu blog.E Claro seu texto.

Jandira disse...

Obrigada Lucy. Beijo