Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Há dias


Há dias nublados


“ .... tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu...”

Acho que é do Chico Buarque.

Há dias...acordamos e perguntamos: Por quê? Para quê? Dias nublados. Estes são os dias da nostalgia. Vontade de chorar com ou sem os porquês. É o chorar para qualquer coisa. Chorar a alma para a dor esvair-se. Não sabemos qual dor. É ela, somente a dor. A dor vazia do vazio.
Não é a dor do amor de Camões, aquela “que nasce não sei onde e dói não sei porque”. A dor de amor é generosa.
Nestes dias doloridos, é deixar a angústia fluir, instalar a dor cruel do tédio. E depois voltar à renovação com a alma já esvaziada. Indolor.
Num destes dias li, na Obra Poética de Fernando Pessoa, este texto que é a tradução deste estado humano d’ alma.



Aconteceu-me do alto do infinito
Esta vida. Através de nevoeiros,
Do meu próprio ermo ser fumos primeiros,
Vim ganhando, e através estranhos ritos

De sombra e luz ocasional, e gritos
Vagos ao longe, e assomos passageiros
De saudade incógnita, luzeiros
De divino, este ser fosco e proscrito...

Caiu chuva em passados que fui eu.
Houve planícies de céu baixo e neve
Nalguma cousa de alma do que é meu.

Narrei-me à sombra e não me achei sentido.
Hoje sei-me o deserto onde Deus teve
Outrora a sua capital de olvido.
..

( PESSOA, Fernando. Obra Poética/ Cancioneiro. Aguilar. RJ, pág.127)

Um comentário:

Sonia disse...

Jandira

Realmente "Há dias que nos questionamos sobre tudo e nem sempre encontramos respostas para as nossas perguntas.
Seu texto é muito bom e, somando-se a ele o texto de Pessoa, só posso dizer que "Tem dias que a gente se sente: FELIZ ao ler tais preciosidade. Beijos.