Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de março de 2010

Saúde e lixo





O papel higiênico é biodegradável. Por que encontramos, nos banheiros, de escolas e hospitais o aviso: “não jogue papel no vaso”?
Fico cá a matutar, com tanta informação acerca das bactérias ( existe até, em um programa de TV, o dr bactéria) por que será o papel biodegradável não pode ir goela abaixo do esgoto? Existe tarefa mais bacteriana do que colocar as mãos, mesmo com luvas, neste lixo?
A rede de água e esgoto foi criada por engenheiros para esta, dentre outras, finalidade. Para o esgoto existe um tratamento da água. Pagamos taxas por este serviço.
Somos, atualmente, conscientizados e ensinados para a reciclagem do lixo. Aprendemos o que é descartável e o que não é. Para o lixo reciclável, separamos e lavamos as garrafas pet, os potes de margarina etc. Tudo lavado e limpo. O papel higiênico biodegradável é pego com a mão por algum ser humano, apesar de se dissolver na água. Para isto existe a descarga em todos os banheiros.
A explicação é que o papel entope o vaso. Como assim?!?!? E a rede de esgoto foi criada para quê? E a descarga? E o biodegradável?
Continuo a matutar: será por falta de uma educação voltada para a saúde sanitária? Ou será por uma consolidação cultural do sistema de fossas já extinto nos grandes centros urbanos?
O sistema de fossa não justifica o fato, uma vez que o papel dissolve. A falta da educação para a saúde sanitária é o mais provável. Limitar a higiene ao banho diário, à limpeza bucal, à limpeza da casa, à troca de travesseiros de seis em seis meses ( esta é a última de um dr bactéria qualquer) etc, é louvável, mas é pouco. Concluo para mim mesma: é falta da educação sanitária. Tornou-se um traço medieval de nossa cultura.
Que no seu lar e na sua casa, você opte por isso é um problema pessoal, mas ser ensinado e adotado por escolas e hospitais é problema nosso

Nenhum comentário: